segunda-feira, 26 de abril de 2010

Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA)


A Central, situada no município de Angra dos Reis, foi assim denominada em justa homenagem ao pesquisador pioneiro da tecnologia nuclear no Brasil e principal articulador de uma política nacional para o setor. Atualmente estão em operação as usinas Angra 1, com capacidade para geração de 657 megawatts elétricos, e Angra 2, de 1350 megawatts elétricos. Angra 3, que será praticamente uma réplica de Angra 2 (incorporando os avanços tecnológicos ocorridos desde a construção desta usina), também está prevista para gerar 1350 megawatts.

A CNAAA está instalada num dos pontos mais bonitos do litoral do país, na praia de Itaorna. Um dos fatores determinantes para escolha do local foi a proximidade quase eqüidistante de três grandes centros consumidores brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, evitando perdas de energia em longas linhas de transmissão. Outro fator importante foi a proximidade do mar. Embora o urânio seja o combustível, é a água que movimenta e refrigera uma usina nuclear. Por isso ela precisa ser construída próxima a um rio ou mar, onde existae água em abundância.

Quem foi Álvaro Alberto da Mota e Silva?
(Rio de Janeiro, 22 de abril de 1889 — 1976) Foi um vice-almirante da Marinha brasileira e cientista brasileiro. Foi inventor de explosivos e tintas antivegetativas polivalentes. Sua contribuição principal foi a implementação do Programa nuclear brasileiro. Foi o representante do Brasil na comissão de energia atômica da ONU.

Fontes: http://www.jornaldeparaty.com.br/component/content/article/45-paraty/71-central-nuclear-almirante-alvaro-alberto-cnaaa.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lvaro_Alberto_da_Mota_e_Silva

http://banco.agenciaoglobo.com.br/Imagens/Preview/200808/4de4b8f9-6443-4991-9f12-8a43fdd2ec0c.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário